Presidente da Anfavea defende renovação da frota nacional de caminhões para diminuir acidentes

Segundo Marcio Lima Leite, mais de 70% dos acidentes envolvendo caminhões são causados por veículos com mais de 10 anos de rodagem

Da redação

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marcio Lima Leite, defendeu uma renovação da frota nacional de caminhões durante entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, na manhã desta quinta-feira (31).

Leite apontou que o tempo de uso dos veículos em circulação é um problema. Segundo ele, mais de 70% dos acidentes envolvendo caminhões são causados por veículos com mais de 10 anos de rodagem.

Um deles aconteceu na semana passada na BR-376, em Guaratuba, no Paraná. A colisão entre um caminhão e uma van que levava uma equipe de remo deixou nove mortos.

Leite defendeu a implantação da inspeção veicular. Para o presidente da Anfavea, os custos dos veículos dificultam a renovação da frota nacional de caminhões.

Segundo ele, a diminuição do IPVA com o passar dos anos também potencializa o uso de veículos mais antigos nas estradas.

Ele disse que o país precisa parar de "estimular" a utilização de caminhões com mais tempo de rodagem. Leite ainda ressaltou que a carga de impostos atual já é alta e defendeu uma revisão dos tributos cobrados.

Mais notícias

Carregar mais