Prefeitura de SP quer reabrir parque Orlando Villas-Bôas após dez anos

Fechado desde 2015 por suspeitas de contaminação do solo, local com mais de 55 mil metros quadrados passa por obras e revitalizações

Por Maira Di Giaimo

Inaugurado em 2010, o parque Orlando Villas-Boas, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, está há quase dez anos fechado ao público. Agora, após a finalização de reformas e revitalizações, a prefeitura de São Paulo pretende pedir à Justiça a reabertura do local.  

O parque de mais de 55 mil metros quadrados foi inaugurado depois de um acordo com a Sabesp no valor de R$ 4,5 milhões. Na época, a promessa era expandir a área do parque.

O local conta com quadras de futebol, de tênis, pistas para corrida e caminhada, playground para crianças e ciclovia. 

O parque foi fechado em 2015 por suspeitas de contaminação do solo. Anteriormente, o local era usado por uma usina de compostagem. 

O fechamento havia sido determinado pela Justiça de São Paulo após um pedido do Ministério Público. 

Mesmo com um laudo da Cetesb atestando que não havia contaminação no solo, o local permaneceu fechado e os equipamentos e estruturas acabaram se degradando.

Obras de revitalização começaram em 2020 e uma possível reabertura chegou a ser cogitada em 2022, mas até agora não aconteceu.  

Para o representante da associação de moradores "Viva Leopoldina", a reabertura do local beneficiaria os moradores da região.

"É um equipamento extremamente importante aqui para a região da Lapa e Leopoldina. A associação tem grande expectativa que esse equipamento seja reaberto em breve tanto para a questão inclusiva como tbm pela questão ecológica", disse à reportagem da Rádio Bandeirantes.  

Em nota, a prefeitura informou que o parque passa pela primeira fase de reformas, que deve ser finalizada no fim deste ano. O valor das obras chega a R$ 1 milhão. 

Segundo a gestão municipal, o local será reaberto ao público assim que as condições estiverem adequadas.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais