A prefeitura de São Paulo elaborou um plano para desativar o Elevado João Goulart, conhecido como Minhocão, no centro da cidade. Segundo a gestão Ricardo Nunes, a extensão da Avenida Marquês de São Vicente poderá levar a desativação do Minhocão.
Em agenda nesta quarta-feira (2), o prefeito falou que um estudo da SPUrbanismo prevê a extensão da avenida até o Tatuapé, bairro da Zona Leste da capital.
"Tem um estudo da SPUrbanismo que a extensão vai desafogar o transito. A gente vai poder desafogar bem o trânsito e fazer uma ligação entre as zonas oeste e leste, obviamente passando pelo centro. Dando certo, vai possibilitar que a gente desative o Minhocão", disse Nunes.
A extensão da via faz parte do plano de metas da prefeitura de São Paulo, que foi divulgado nesta terça-feira.
A via, que terá ao término das obras quase 7 quilômetros, vai conectar as avenidas Sergio Tomas até a Salim Farah Maluf. Segundo o prefeito, ainda não está decidido se o Elevado seria demolido ou apenas desativado para carros.
Construção de túnel é descartada
Uma das opções estudadas seria a demolição do Minhocão e a construção de um túnel, mas o projeto foi descartado pelo alto custo.
"A gente havia feito a encomenda de um projeto que previa um túnel. Na hora que chegou os estudos a gente viu que era inviável pelos custos", disse.
Segundo Nunes, a proposta de extensão da Avenida Marquês de São Vicente está "bem trabalhada e pronta para fazer os encaminhamentos".