Prefeitura de Mogi acusa Bertioga de levar moradores de rua à cidade

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, afirmou que Bertioga mandou 60 carros oficiais com pessoas em situação de rua para a cidade

DA REDAÇÃO

A prefeitura de Mogi das Cruzes acusa Bertioga, cidade vizinha, de levar pessoas em situação de rua até o município. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o prefeito Caio Cunha afirmou que há filmagens de carros oficiais da prefeitura de Bertioga deixando pessoas na estação de trem da cidade.  

Pelo menos 60 carros da gestão municipal de Bertioga foram flagrados abandonando pessoas em Mogi das Cruzes desde fevereiro. Segundo o prefeito, essas pessoas que antes viviam nas ruas de Bertioga estão há 4 meses vivendo nas ruas de Mogi, que tenta acolhê-los com políticas públicas.  

Para Cunha, a situação precisa ser "tratada com dignidade e não de maneira higienista". Desde o ano passado, a prefeitura de Mogi tem recebido denúncias de transferência de moradores de ruas para a estação de trem da cidade.  

"Hoje separamos nosso ginásio municipal para acolher essas pessoas devido ao frio aqui em Mogi. Temos idosos em situação de rua e recolhemos também. Isso acaba sendo até convidativo para que eles permaneçam aqui, mas a questão é se cada uma das cidades vizinhas tiverem a mesma inciativa de Bertioga se torna inviável para nós, além de desumano porque não é assim que se resolve essa situação", disse.  

O que diz Bertioga  

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, a secretária de desenvolvimento social de Bertioga, Isa Maria Perez, alega que a prefeitura tem feito "recâmbio" de pessoas que saíram de suas cidades e querem retornar para suas casas. Ela afirma que 81% das pessoas recambiadas em maio pediram para retornar aos municípios do Alto Tietê.

"Foram 69 recâmbios em maio. Deixamos eles na estação ferroviária, já com a passagem comprada para irem para suas cidades", disse.  

Segundo Isa Maria, os próprios moradores em situação de rua que manifestam a intenção de retornar à região do Alto Tietê.

O Programa Recâmbio, da prefeitura de Bertioga, garante que pessoas em situação de rua possam voltar para suas cidades, mas para o prefeito de Mogi, Bertioga tem atuado “pela metade” nesse processo ao deixar as pessoas na estação de trem e não acompanhá-los até o destino final. 

Mais notícias

Carregar mais