Postos de saúde espalhados por todo o Brasil estão sem vacinas contra catapora. As UBSs de Campinas, em São Paulo, e da cidade do Rio de Janeiro estão com lista de espera para conseguir atender a população.
Já na Bahia, apenas 40% das doses esperadas nos últimos meses foram entregues. A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma virose altamente contagiosa, que causa lesões na pele.
Em casos mais sérios, a doença pode causar complicações como infecções e hemorragia. É indicado que a primeira dose seja dada quando a criança tem 1 ano e 3 meses e o reforço aos 4 anos de idade.
O Ministério da Saúde explicou que, em março do ano passado, a Anvisa suspendeu o fornecimento para reavaliar a vacina. A composição então foi alterada pelo laboratório europeu fabricante e o imunizante foi liberado em julho.
Só em dezembro, cinco meses depois, o país recebeu uma nova remessa, com um milhão de doses. A paralisação temporária foi suficiente para provocar atraso no abastecimento.
A previsão do Ministério da Saúde é de que até o fim deste mês, pelo menos 50% das doses recebidas em dezembro estejam distribuídas para os estados.