A Polícia Civil adotou uma nova estratégia com uso de câmeras e inteligência artificial para identificar criminosos na região central de São Paulo.
Segundo os dados da polícia, o número de roubos na região da Cracolândia, no centro, caiu quase 50% nos primeiros 5 meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Já as prisões dispararam 538% neste período em relação a 2023 Em casos de furtos, houve redução de 32%. Um centro de monitoramento 24 horas, com mais de 20 câmeras e software com uso de inteligência artificial, auxilia os policiais a rastrearem os suspeitos e, posteriormente, realizarem as prisões.
A Polícia Civil também mantém um banco de dados com informações de suspeitos que circulam pela região.
O delegado da Polícia Civil Jair Barbosa Ortiz, que atua no centro de São Paulo, atribuiu a queda da criminalidade ao entendimento do governo estadual e municipal sobre a necessidade do uso da tecnologia.
"O uso de ferramentas tecnológicas nos permitiu chegar a esse nível de queda da criminalidade no centro de São Paulo. Os governos continuam investindo nesse material e na capacitação de homens para operar essa tecnologia. Então é uma polícia diferenciada.", disse.
Segundo ele, as imagens e informações de banco de dados dão robustez e incrementam as provas que sustentam a prisão de traficantes e criminosos da região.
As câmeras captam as imagens dessas pessoas e, por meio do software, é possível identificar quantas vezes os suspeitos pesquisados passaram pelo centro de São Paulo.
As câmeras da sala de monitoramento 24h acompanham o entorno da Cracolândia em busca de suspeitos. As operações são realizadas pelo 3º DP dos Campos Elíseos, vinculado a 1ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de São Paulo.
Instaladas pela gestão municipal, as grades visam dar mais segurança aos moradores da região e possibilitar o atendimentos dos agentes de serviço social.
A avenida Rio Branco também tem grades instaladas no canteiro central com o intuito de criar obstáculos para criminosos que roubam carros no trânsito.