Polícia do RS investiga Sandro Fantinel, vereador acusado de xenofobia

Da Redação

Polícia do RS investiga Sandro Fantinel, vereador acusado de xenofobia
Vereador Sandro Fantinel poderá ter mandato cassado após falas contra baianos
Reprodução

A polícia do Rio Grande do Sul investiga o comportamento do vereador de Caxias do Sul que atacou trabalhadores da Bahia que eram explorados em vinícolas gaúchas.

Em uma sessão da Câmara Municipal, o parlamentar declarou que baianos só sabem fazer festa. E ressaltou que eles não deveriam mais ser contratados para trabalhar. A Polícia Civil investiga o possível crime de racismo; o Ministério Público também acompanha o caso, diz o procurador-geral de Justiça Marcelo Dornelles.

Sandro Fantinel foi expulso do Patriota; um pedido de cassação do mandato dele também já está protocolado na Câmara.

A manifestação do vereador diz respeito ao caso descoberto na semana passada; mais de 200 homens foram resgatados de uma pousada na cidade de Bento Gonçalves. O grupo estava vivendo em condições semelhantes à escravidão - a maioria era do nordeste e trabalhava em vinícolas da região.

Ontem, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, participou de uma reunião em Porto Alegre para discutir medidas com o objetivo de evitar novos casos. E o governador Eduardo Leite criou uma força-tarefa para aumentar a fiscalização nas colheitas de uva.

Já o governador da Bahia, Jerónimo Rodrigues, classificou como desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade.

Mais notícias

Carregar mais