A procuradoria-geral da República pede a investigação do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
O pedido de Augusto Aras foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça, órgão competente para apurar crimes cometidos por governadores. Na petição, o PGR busca apurar possível omissão de Ibaneis Rocha na segurança pública do Distrito Federal.
O inquérito se refere não somente ao último domingo, na Praça dos Três Poderes, mas também em outras situações de violência em Brasília. O ministro da Justiça, Flávio Dino, é claro ao culpar Ibaneis pela mudança do esquema de segurança combinado na véspera dos atos de vandalismo.
O diretor-geral da Polícia Federal seguiu o entendimento de Flávio Dino. Segundo o delegado Andrei Rodrigues, o esquema levava em conta o sucesso da operação de segurança no dia da posse de Lula.
Por outro lado, a governadora em exercício do Distrito Federal saiu em defesa de Ibaneis Rocha. Na reunião de governadores com o presidente Lula, Celina Leão afirmou que o emedebista foi vítima de informações falsas.
Para o professor de Direito Constitucional, Clever Vasconcelos, o afastamento de Ibaneis Rocha é equivocado. Na avaliação dele, a ordem não compete ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A Assembleia Distrital do DF já reúne pelo menos quatro pedidos de impeachment de Ibaneis Rocha.