A Petrobras reporta um lucro líquido de 38 bilhões de reais neste primeiro trimestre. O resultado veio acima do esperado pelo Mercado, que projetava um lucro de quase 32 bilhões.
Porém, esse valor representa queda de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a estatal, o resultado foi influenciado pela diminuição de 20% nos preços do petróleo tipo Brent, que a empresa usa de base.
No comunicado ao Mercado, a Petrobras ainda justificou que houve despesa maior com Imposto de Renda, cerca de 3 bilhões de reais. Alvo de muitas críticas por parte de Lula e da alta cúpula do PT durante a gestão de Jair Bolsonaro, a empresa segue anunciando "megadividendos" aos acionistas.
A estatal aprovou o pagamento de quase 25 bilhões de reais, como antecipação relativa ao exercício de 2023. A Petrobras alegou que a remuneração está em linha com a política de dividendos.
Já outra estatal, a Caixa Econômica Federal reportou lucro líquido recorrente de quase 2 bilhões de reais no primeiro trimestre. O resultado representa queda de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.