O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que desistiu da candaditura à reeleição. Ele endossou o nome da vice, Kamala Harris, como candidata pelo partido Democrata.
Agora, o partido deve anunciar se apoia o nome de Kamala ou se indica outro nome para a disputa contra o candidato republicano, Donald Trump.
Na avaliação do apresentador Pedro Campos, do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, "é uma renúncia sem precedentes.
Jornais dos quatro cantos mundo destacam nesta manhã o anúncio de Joe Biden. Nunca um candidato aprovado nas prévias saiu neste momento. Biden segue na Casa Branca até o fim do seu mandato, mas não vai disputar a eleição contra Donald Trump
Na avaliação de Campos, a questão do financiamento de campanha foi um dos pontos determinantes para a decisão de Biden.
"O que foi determinante foi a grana, claro. As torneiras estavam secando. Cada vez mais eles tinham dificuldade de financiamento. Joe Biden viu que não conseguiria recursos", disse.
Kamala Harris disse estar honrada por ter o apoio de Biden. "Minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação".
"No último ano, viajei pelo país, conversando com os americanos sobre a escolha clara nesta eleição significativa. E é isso que continuarei a fazer nos próximos dias e semanas. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir nossa nação – para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema", escreveu neste domingo.