A temperatura em São Paulo deve permanecer em alta, pelo menos, por mais uma semana, devido à quarta onda de calor que atinge várias regiões brasileiras desde o último dia 22 de abril.
Segundo o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, há chances de recordes de temperaturas registradas para um mês de maio, já que a série de dias sob alta temperatura deve chegar a 18 consecutivos.
No feriado de 1º de maio, a capital registrou 31,3°C, o dia mais quente para o mês em 14 anos. As temperaturas devem passar dos 30ºC durante toda a próxima semana, com chances de ultrapassar o recorde histórico de calor para um mês de maio desde o início da medição, há 81 anos, com 31,7ºC em 1943.
Borges chama a atenção de que as temperaturas no estado não sofrerão quedas bruscas, com ondas de frio, pelo menos até a metade de maio.
Calor no centro-sul “facilita” chuvas intensas no RS
O bloqueio atmosférico vigente no clima na região mais centralizada do Brasil é um “facilitador” para causar as intensas chuvas pelas quais passa o Rio Grande do Sul atualmente, com grande volume de precipitação, ultrapassando os 300mm em 24h. O estado tem várias cidades ilhadas ou com acesso restrito, com mortos e desabrigados.
O meteorologista da Climatempo explica que a massa de ar quente “aprisiona” as frentes frias frequentes no Sul, o que facilita o grande volume de chuva, com acumulados de chuva chegando a 646mm em algumas regiões - até três vezes mais do que o previsto para esta época do ano.