Em 2 de abril de 1973, há exatos 50 anos, entrava no ar pela primeira vez o programa O Pulo do Gato, pela Rádio Bandeirantes de São Paulo. O jornalístico que ficou registrado na voz de José Paulo de Andrade completa cinco décadas de informação e prestação de serviços para o público.
Para comemorar o marco histórico, a RB transmitiu um programa especial neste domingo, (02). Comandado por Silvania Alves e Pedro Campos, que estão à frente do jornal diariamente, O Pulo do Gato revisita sua história, com entrevistas especiais, mensagens de autoridades e homenagens. Confira acima.
História
O Pulo do Gato foi ao ar pela primeira vez em AM 840, sob comando de Gióia Júnior, radialista, jornalista, escritor, poeta, político e dirigente sindical. Até sua criação, os programas noticiosos de rádio começavam a partir das 7 da manhã, um dos motivos de o principal jornal da Rádio Bandeirantes se chamar Primeira Hora.
O programa inovou ao veicular notícias das 6h30 às 7h00, e depois, em um período de ajuste de horário, das 6h00 às 6h30. Hoje O Pulo do Gato é transmitido das 5h30 às 7h da manhã, trazendo as notícias do Brasil e do mundo.
José Paulo de Andrade
José Paulo de Andrade começou a carreira profissional em 1960 como radioescuta do plantão esportivo da Rádio América de São Paulo. Em 1963, ingressou na Rádio Bandeirantes para atuar como locutor esportivo, função que exerceu ao longo de 14 anos. Mas foi no comando de O Pulo do Gato que o jornalista se estabeleceu como um dos maiores locutores da história do rádio brasileiro.
Zé Paulo, como era carinhosamente conhecido, assumiu o posto de apresentador do programa matinal na segunda semana de existência, e nunca mais deixou a cadeira, durante 47 anos, até sua morte repentina, aos 78 anos, vítima da covid-19.
50 anos
O Pulo do Gato vai ao ar todos os dias a partir das 5h30 na Rádio Bandeirantes. Com 50 anos de história, o público segue se informando pelo 90.9 FM, e agora também nas plataformas digitais, no canal do YouTube, site e Bandplay.