A prefeitura de Porto Alegre afirmou nesta quarta-feira que o nível do Guaíba teve uma baixa significativa nas últimas 24 horas e registra o menor nível dos últimos quatro dias, quando superou a marca de 5 metros. A última medição mostra redução de 14 centímetros de ontem para hoje, registrando agora 5,13 metros - o limite de inundação é de 3 metros.
A redução do nível é importante também por conta de uma nova virada do tempo que está prevista para regiões do Rio Grande do Sul, que podem chuva de granizo e ventos de até 100 km/h, segundo alerta do Inmet. De acordo com projeções de cientistas da UFRGS, o Guaíba pode demorar pelo menos mais 10 dias para ficar abaixo do limite de inundação e cerca de 30 dias para voltar ao seu nível normal.
"Hoje é esperada uma virada no tempo, que é significativa. É uma virada importante, com temporais vindo. Sistemas meteorológicos apontam para mais chuva, mais quantidade de água. Outros apontam para a chuva mais forte, ou seja, mais temporais. Nesse momento é importante que todas as autoridades se prepararem para o pior, imaginar que está vindo muita água, só que com esse cenário do nível do Guaíba baixando. Já temos uma notícia mais positiva para começar o dia", disse a repórter Joana Treptow, direto de Porto Alegre, durante o Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes.
As tempestades que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias já contabilizam 95 mortos, 128 desaparecidos e 372 feridos. Ao todo, 1,4 milhão de pessoas de 414 cidades foram afetadas pelos estragos.