MP de Minas pede torcida única no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras

Pedido aconteceu na noite de sexta-feira (29), após orientação da Polícia Militar do Estado, por causa dos últimos conflitos envolvendo as torcidas organizadas Mancha Alviverde e Máfia Azul

Por Gustavo Soler

Cruzeiro e Palmeiras, pela Série A do Campeonato Brasileiro
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O Ministério Público de Minas Gerais protocolou uma solicitação de torcida única para o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, que será realizado nesta quarta-feira (4), no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O pedido aconteceu na noite de sexta-feira (29), após orientação da Polícia Militar do Estado, por causa dos últimos conflitos envolvendo as torcidas organizadas Mancha Alviverde e Máfia Azul.

Confira a nota do MPMG: 

O Ministério Público do Estado de Minas, atendendo à orientação da PMMG, em razão dos recentes confrontos entre torcidas organizadas da Sociedade Esportiva Palmeiras e Cruzeiro Esporte Clube SAF, recomendou à Federação Mineira de Futebol que o jogo entre as duas agremiações, marcado para o próximo dia 04.12, fosse realizado com torcida única ou em outra praça desportiva, por razões de segurança.

Contudo, a decisão cabe à CBF, que foi nesta data oficiada pela FMF para que se manifestasse, haja vista que eventual decisão em sentido contrário implica a necessidade de construção de uma complexa logística envolvendo a PMMG, PMSP e PRF".

Por outro lado, o Palmeiras se manifesta contrário ao pedido. No último dia 19 de novembro, o alviverde encaminhou um ofício à CBF sugerindo que, em último caso, se verificada a incapacidade do governo mineiro de garantir a segurança dos palmeirenses no estádio, a entidade determinasse a alteração do local do jogo para uma cidade de outro estado.

Confira a nota do Palmeiras:

"A Sociedade Esportiva Palmeiras tomou conhecimento da recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) para que o jogo de quarta-feira (4) contra o Cruzeiro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, seja disputado sem a presença de palmeirenses no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

O Palmeiras discorda veementemente da sugestão do MP-MG e tem convicção de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em respeito à isonomia da competição, trabalhará em conjunto com as autoridades de segurança pública do estado para assegurar que a partida em questão, de caráter decisivo, tenha torcedores dos dois clubes – a exemplo do jogo disputado entre as equipes pelo primeiro turno do Brasileirão, no Allianz Parque.

Cabe salientar que ainda no dia 19 de novembro, logo após o vice-governador de Minas Gerais defender publicamente a realização da partida da próxima quarta-feira com torcida única do Cruzeiro, o Palmeiras enviou ofício à CBF contestando a ideia e sugerindo que, em último caso, se verificada a incapacidade do governo mineiro de garantir a segurança dos palmeirenses no estádio, a entidade determinasse a alteração do local do jogo para uma cidade de outro estado.

O Palmeiras não aceita ser penalizado esportivamente em razão de um crime ocorrido em uma rodovia, em um dia no qual o atual bicampeão nacional nem sequer entrou em campo".

A Rádio Bandeirantes transmite Cruzeiro e Palmeiras nesta quarta-feira (4), às 21h30, no estádio do Mineirão. Narração de Ulisses Costa, comentários de Alexandre Praetzel e reportagens de Gustavo Soler.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.