O Google anunciou nesta terça-feira (11) novos recursos que estarão disponíveis no Brasil, entre eles o chamado "modo ladrão". As novidades foram divulgadas no Google For Brasil 2024, evento anual da big tech.
O Brasil é o primeiro país no mundo a receber o recurso "modo ladrão", que conta com o uso de inteligência artificial para detectar roubos ou furtos.
A funcionalidade entrará em modo teste a partir de julho para alguns usuários que tenham Android 10 ou superior. De acordo com a empresa, o feedback dos usuários brasileiros foi o que inspirou a criação dos recursos.
O que é e como funcionará o "modo ladrão" no Android
Segundo o Google, o próprio celular identifica a ação de roubo com uso de inteligência artificial. A versão beta inicial exclusiva também permitirá o bloqueio remoto e o bloqueio de dispositivo offline.
– Bloqueio por detecção de roubo: recurso usa a IA do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta fugir com ele correndo, de bicicleta ou em um carro.
Se um movimento comumente associado a furto ou roubo for detectado, a tela do seu telefone será bloqueada rapidamente – o que pode ajudar a evitar que os ladrões acessem facilmente seus dados. Modo teste estará disponível no mês que vem.
– Bloqueio remoto: o recurso Encontre Meu Dispositivo já permite bloquear ou limpar remotamente um telefone perdido ou roubado. Segundo a empresa, muitos usuários não conseguem se lembrar da senha da conta do Google para acessar a funcionalidade.
Com o Bloqueio Remoto, os usuários poderão bloquear a tela do seu celular apenas com seu número de telefone usando qualquer outro dispositivo. Isso faz com que o usuário ganhe tempo para recuperar os detalhes da sua conta e acessar opções úteis adicionais no Encontre Meu Dispositivo, incluindo o envio de um comando de redefinição de fábrica para limpar completamente o dispositivo.
– Bloqueio de dispositivo offline: Caso um ladrão tente desconectar seu telefone por longos períodos de tempo, o Bloqueio de Dispositivo Off-line bloqueará automaticamente sua tela para ajudar a proteger seus dados mesmo quando seu dispositivo estiver fora da rede.
O Android também pode reconhecer outros sinais de que seu dispositivo pode estar em mãos erradas. Por exemplo, ele bloqueará a tela do seu dispositivo quando forem feitas tentativas excessivas de autenticação com falha.