Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada de sexta-feira (16) e provocou fortes temporais. De acordo com a Defesa Civil, há pessoas mortas e desaparecidas. No total, há 40 municípios atingidos, com registro de 2.330 desabrigados e 602 desalojados.
Uma comitiva do governo federal formada pelos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e André Quintão, secretário nacional de Assistência Social, visitaram, neste sábado (17), o Rio Grande do Sul e Santa Catarina para verificar os estragos causados pelo ciclone.
Segundo nota divulgada pelo governo gaúcho, o primeiro local a ser visitado pelos representantes do governo federal é o município de Caraá, no litoral norte do estado. Em seguida, outras localidades deverão ser sobrevoadas.
“Sob orientação do Lula, eu e o ministro Waldez estamos nos deslocando para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para tratar sobre as ações a serem realizadas para atender os municípios e a população atingida pelo ciclone extratropical que impactou a região”, publicou Paulo Pimenta nas redes sociais.
Na tarde desta sexta-feira (17), o presidente Lula entrou em contato com o governador Eduardo Leite e colocou o governo federal à disposição nas ações de mitigação dos efeitos do ciclone e na reconstrução das áreas afetadas.