Mesmo proibida, frota de ônibus a diesel cresce 5 vezes mais que a elétrica em SP

SPTrans determinou em outubro de 2022 a proibição da compra de ônibus movidos a diesel para integrar a frota que realiza o transporte público de passageiros na capital paulista

Por Ana Paula Rodrigues

Apesar da proibição há dois anos, a frota de ônibus a diesel cresceu cinco vezes mais do que a de veículos elétricos na cidade de São Paulo, é o que aponta um levantamento da Rádio Bandeirantes. 

A SPTrans determinou em outubro de 2022 a proibição da compra de ônibus movidos a diesel para integrar a frota que realiza o transporte público de passageiros na capital paulista. A ideia era começar a transição para veículos menos poluentes. 

Dois anos depois, a frota de elétricos cresceu em 276, enquanto a de ônibus a diesel subiu em 1264, cinco vezes mais. 

A meta para 2024 era que São Paulo tivesse 20% da frota de ônibus eletrificada, cerca de 2,6 mil veículos. 

Diante da dificuldade de renovar a frota municipal, o tempo de uso dos ônibus foi ampliado pela prefeitura de 10 para 12 anos. Cerca de 600 veículos já ultrapassaram a data de validade inicial. 

Segundo a Prefeitura, os ônibus a diesel já tinham sido encomendados antes do decreto que proibiu esse tipo de compra.

Além disso,  o governo municipal informou que compra desses ônibus elétricos e a adaptação das garagens para recarga das baterias é responsabilidade das concessionárias. 

Um dos impasses para a renovação seria a dificuldade de obter no mercado uma alta demanda de ônibus elétricos. Além disso, há a disputa entre concessionárias e Prefeitura sobre a construção da infraestrutura para a recarga desses veículos. 

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