O colunista Marco Sabino, da Rádio Bandeirantes, falou na manhã desta quinta-feira (10) sobre a atual conjuntura política no governo federal e as negociações com partidos de centro para aumento da governabilidade.
Segundo o jornalista, atualmente, não existe governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sem a anuência do presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL).
Isso porque, de acordo com o analista, o Planalto é dependente do poder e da influência de Lira com os outros parlamentares para que a gestão petista prospere.
"Sem Arthur Lira, hoje, o presidente Lula não consegue governar."
Como exemplo, Sabino pontuou que o político alagoano conseguiu negociar e aprovar a reforma tributária sem que os congressistas na Câmara tivessem a oportunidade de estudar a proposta.
Além da aprovação da medida, Lira também anulou a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para depor na CPI do MST - palco de desgaste para o Planalto nas últimas semanas.
Por fim, Lula também definiu o nome de André Fufuca, deputado federal (PP-MA), como novo ministro - sem que a escolha da pasta ministerial tivesse ocorrido - para prestigiar o Progressistas e dar espaço para o Centrão de Arthur Lira no governo.