O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a sugerir que o Canadá deveria ser anexado ao território de seu país. Além disso, Trump cogitou uma ação militar para tomar o território da Groenlândia e o Canal do Panamá.
Para o apresentador do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Marco Antonio Sabino, as falas do presidente eleito dos EUA são "pegadinhas e bravatas".
"O novo presidente americano se supera em bravatas e pegadinhas deixando os jornalistas atônitos", disse Sabino nesta quarta-feira (8).
Há semanas, Trump tem falado sobre seu desejo de anexar novos territórios aos Estados Unidos. Seu filho, Donald Trump Jr., inclusive, viajou à Groenlândia.
O presidente eleito disse que, se a Dinamarca, que controla a região, se recusar a negociar o controle dela, retaliará com medidas econômicas. O presidente da Dinamarca, Mette Frederiksen, no entanto, afirmou que as terras não estão à venda.
"São tantas patacoadas ditas pelo presidente americano que os jornalistas escreveram em suas reportagens frases como: não foi possível checar se Trump estava falando a verdade ou se estava brincando", disse Sabino.
Além de querer anexar o Canadá e ter controle da Groenlândia e do Canal do Panamá, Trump disse que gostaria de mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. Trump volta para a presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro.