O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Santiago, no Chile, para se encontrar com o presidente Gabriel Boric nesta segunda-feira (5). Entre os assuntos que devem ser tratados no encontro está as eleições na Venezuela.
A conversa deve acontecer a partir das 11h, no horário de Brasília, no Palácio de La Moneda, sede do governo chileno.
A primeira reunião terá a participação de ministros de ambos governos com assinatura de acordos e um encontro bilateral acontecerá na sequência com os dois presidentes.
É nessa reunião que os presidentes devem tratar sobre a atual situação na Venezuela. Brasil e Chile tem posicionamentos parecidos, mas tons diferentes.
Boric tem adotado um tom mais crítico à ditadura venezuelana, cobrado a apresentação das atas e a comprovação da veracidade das atas. Brasil, ao lado da Colômbia e do México, cobram a apresentação das atas eleitorais.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou o resultado das eleições no domingo (28) – dando a vitória ao presidente Nicolás Maduro.
Segundo o órgão eleitoral do país, Maduro venceu as eleições com 51,95% dos votos contra 43,18% do opositor, Edmundo González. A oposição, no entanto, contesta o resultado e afirma ter provas de que saiu vencedora do pleito.
Ainda no encontro, o presidente brasileiro deve assinar mais de 15 acordos com o Chile.
A comitiva de Lula conta com 14 ministros de Estados. O presidente brasileiro deve se encontrar com membros da Corte Superior do Chile e empresários ainda nesta segunda.