O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa nesta manhã de quinta-feira (12) por um novo procedimento na cabeça, para evitar novos sangramentos intracranianos. Lula entrou no centro cirúrgico às 7h25 da manhã, após a chegada do médico pessoal dele, Roberto Kalil, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
A previsão é que o procedimento dure 1h e deve terminar por volta de 8h30. O procedimento é complementar à cirurgia que Lula passou para drenar um hematoma na cabeça, em decorrência de um acidente doméstico que ele sofreu.
O procedimento não era previsto inicialmente, segundo o médico Roberto Kalil, a embolização da artéria meníngea média, é uma espécie de cateterismo na cabeça para evitar novos sangramentos no futuro. "Presidente não teve sequela alguma, absolutamente nada, está estável", afirmou Kalil em entrevista coletiva.
Nesse procedimento o acesso é feito pela veia femural, na perna e o cateter vai até a região da cabeça para fechar artérias locais e evitar sangramentos. O procedimento é simples e de baixo risco.
Lula faz nova cirurgia
Agência Brasil