Lula chega ao Palácio da Alvorada após dias se recuperando de cirurgias em SP

Presidente estava em São Paulo desde que passou por um procedimento para conter um sangramento craniano

Por Maju Arruda Leite

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está de volta a Brasília após passar mais de uma semana em São Paulo se recuperando de duas cirurgias. Em contato com os jornalistas na manhã desta quinta-feira (19), o Dr. Roberto Kalil Filho, que trata a saúde do presidente após o procedimento para conter um sangramento craniano, disse que o resultado da tomografia realizada nesta sexta foi “melhor do que o esperado”. 

Lula saiu diretamente do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para a capital federal e chegou por volta vdas das 14h. Uma nova tomografia deve ser realizada daqui a dez dias. 

Segundo Kalil, não há sinais do hematoma que causou a internação de Lula. O presidente agora deve seguir evitando exercícios físicos e viagens internacionais. A previsão é que a primeira viagem para fora do Brasil seja apenas em março. 

O presidente já terá agenda em Brasília na sexta-feira (20) ele participará de uma reunião ministerial para fazer o balanço das ações do governo em 2024. 

Lula foi submetido a cirurgia na cabeça

Lula precisou ser hospitalizado devido a uma queda doméstica que sofreu em 19 de outubro, no Palácio da Alvorada. 

Uma ressonância magnética feita no Hospital Sírio-Libanês, ainda em Brasília, mostrou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital na capital paulista, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Na quinta-feira (12), dois dias após a cirurgia, o presidente foi submetido a um novo procedimento, para bloquear o fluxo de sangue e reduzir o risco de formação de novo hematoma. Já na última sexta (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na primeira cirurgia. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Lula apareceu caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale.

Na mensagem, o presidente escreveu: “Estou firme e forte! Andando pelos corredores (...), conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”.

Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.