Lula defende que votos de ministros do Supremo sejam mantidos em sigilo

Declaração foi dada na entrevista semanal transmitida pela internet

Da Redação

Lula na live semanal
Foto: Canal Gov

Lula defende que os votos de ministros do Supremo sejam mantidos em sigilo à sociedade. A declaração do presidente, que gerou muita polêmica no meio político, foi dada na entrevista semanal transmitida pela internet nas redes sociais do governo.

O objetivo da ideia, segundo Lula, seria evitar as reações negativas da população em relação aos posicionamentos dos juízes. A proposta foi interpretada como uma resposta às críticas de setores progressistas sobre as votações conservadoras do ministro Cristiano Zanin.

Após a fala de Lula, o ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu o sigilo dos votos dos ministros da Suprema Corte. Durante entrevista no Palácio do Planalto, ele disse que o modelo citado pelo presidente já existe em outros países e defendeu a discussão sobre o tema.

Flávio Dino é um dos favoritos para a vaga que será aberta com a aposentadoria compulsória da ministra Rosa Weber, em outubro. Outros possíveis nomes são do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

Lula tem sofrido pressões pela indicação de uma mulher negra para a vaga.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.