Lula defende que votos de ministros do Supremo sejam mantidos em sigilo

Declaração foi dada na entrevista semanal transmitida pela internet

Da Redação

Lula defende que votos de ministros do Supremo sejam mantidos em sigilo
Lula na live semanal
Foto: Canal Gov

Lula defende que os votos de ministros do Supremo sejam mantidos em sigilo à sociedade. A declaração do presidente, que gerou muita polêmica no meio político, foi dada na entrevista semanal transmitida pela internet nas redes sociais do governo.

O objetivo da ideia, segundo Lula, seria evitar as reações negativas da população em relação aos posicionamentos dos juízes. A proposta foi interpretada como uma resposta às críticas de setores progressistas sobre as votações conservadoras do ministro Cristiano Zanin.

Após a fala de Lula, o ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu o sigilo dos votos dos ministros da Suprema Corte. Durante entrevista no Palácio do Planalto, ele disse que o modelo citado pelo presidente já existe em outros países e defendeu a discussão sobre o tema.

Flávio Dino é um dos favoritos para a vaga que será aberta com a aposentadoria compulsória da ministra Rosa Weber, em outubro. Outros possíveis nomes são do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.

Lula tem sofrido pressões pela indicação de uma mulher negra para a vaga.

Mais notícias

Carregar mais