A nova primeira-ministra do Reino Unido foi anunciada nesta segunda-feira (5), Liz Truss é do Partido Conservador britânico e recebeu mais de 81 mil votos válidos (57,4%), enquanto Rishi Sunak teve pouco mais de 60 mil (42,6%).
Liz Truss se torna a terceira mulher a chefiar o governo no Reino Unido. Ela ficará a frente do país até as próximas eleições, previstas para 2024.
Após o anúncio da nova primeira-ministra do Reino Unido, Truss subiu ao palco do evento mobilizado pelo seu partido para falar sobre os seus projetos e agradecer aos apoiadores do seu mandato. Em seu discurso Liz citou Boris Johson: "Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kyiv a Carlisle".
Nos próximos dois anos que precedem as eleições de 2024, Liz Truss prometeu um planejamento ousado e efetivo para o Reino Unido.
"Vou entregar um plano ousado para cortar impostos e crescer nossa economia. Vou responder à crise energética, lidando com as contas de energia das pessoas, mas também lidando com as questões de longo prazo que temos sobre o fornecimento de energia", disse ela.
O passe do poder deve ocorrer na terça-feira (6) com uma ruptura na tradição, a nomeação da nova primeira-ministra não será no Palácio de Buckingham, em Londres. Ela acontecerá no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha Elizabeth passa seus verões.
A monarca de 96 anos reduziu suas aparições públicas em 2022 devido a problemas de mobilidade e não viajará para Londres.
Espera-se que Boris Johnson faça uma declaração fora de Downing Street na manhã de terça-feira antes de viajar para a Escócia para apresentar sua renúncia à rainha.