Lira determina criação de comissão especial para analisar projeto que anistia golpistas do 8/1

Em pronunciamento nesta manhã, presidente da Câmara dos Deputados afirmou que PL "não pode se tornar disputa política"

Da redação

Lira determina criação de comissão especial para analisar projeto que anistia golpistas do 8/1
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)
Mário Agra/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou nesta terça-feira (29) a criação de uma comissão especial para debater e analisar o projeto de lei (PL 2958/2022) sobre anistia aos golpistas envolvidos nos atos de 8 de janeiro.  

O anúncio foi feito nesta manhã. Hoje também era esperado que o texto atual fosse votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. No entanto, com a determinação de Lira, o texto volta à fase inicial de análise e agora os partidos precisam indicar representantes.  

Em seu pronunciamento nesta manhã, Lira afirmou que o tema não pode se tornar "disputa política" entre os partidos. "O tema deve ser debatido pela Casa, mas não pode jamais se converter em disputa política. Especialmente no contexto de eleição da mesa diretora da Câmara."

Segundo o atual presidente da Câmara dos Deputados, o PL será tratado com responsabilidade e respeito e seguirá prazos regimentais.  

Ele ressaltou ainda que os demais candidatos, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que até meados de agosto era tido o favorito para suceder Lira, e Antônio Brito (PSD-BA) são "mais do que colegas de Parlamento, são amigos de vida".  

"Depois de conversar e ouvir, estou convicto que o candidato com maiores condições politicas é o deputado Hugo Motta", disse Lira. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais