Lilian Gonçalves, renomada empresária e filha do ícone da música brasileira, Nelson Gonçalves, concedeu uma entrevista exclusiva a Danilo Gobato no programa "Do Bom e do Melhor", na Rádio Bandeirantes, revelando os bastidores de sua jornada empreendedora na cena noturna de São Paulo.
Desde os seus primórdios como empreendedora, Lilian mostrou ousadia e determinação. Ela nasceu em Minas, passou a infância e parte da adolescência em Brasília, e aos 16 anos, mudou-se sozinha para São Paulo. Em meados da década de 70, já estabelecia seus primeiros negócios na movimentada capital paulista.
Lilian conseguiu um trabalho para lavar copos de um bar e restaurante, mentindo a idade, assim que chegou na cidade. Por lá, ela conseguiu se manter e guardou um dinheiro que investiu em um negócio próprio, que conseguiu arrendar na confiança e pagou em “suaves prestações”.
De acordo com ela, o lugar que estava a beira da falência, ganhou nova cara e muito movimento e por anos foi um sucesso. Porém, sua ascensão no ramo dos bares e restaurantes não foi uma tarefa fácil.
Em uma era em que poucas mulheres assumiam negócios, principalmente na indústria noturna, Lilian enfrentou inúmeras barreiras e desafios. Ela compartilhou sua experiência: "Éramos tratadas como nada, como meras figurantes em um mundo dominado por homens."
Determinada a mudar esse cenário, Lilian se fortaleceu comercialmente, desafiando estereótipos e exigindo respeito em um ambiente predominantemente masculino. “Ser mulher em 1970 era como não ser ninguém, mas eu mudei essa história”, diz a empresária.
Após seu primeiro empreendimento, Lilian continuou expandindo seus horizontes empresariais, acumulando mais de uma dezena de estabelecimentos simultâneos. Suas casas noturnas se tornaram pontos de encontro de políticos, artistas e personalidades intelectuais e marcaram a vida noturna paulistana.
Entre seus empreendimentos mais icônicos, destaca-se a “Biroska - A Casa dos Artistas”. Este estabelecimento, frequentado por uma ampla gama de personalidades, incluindo jogadores de futebol e apresentadores de televisão, foi pioneiro ao estender seu horário de funcionamento até altas horas da madrugada, tornando-se um ponto de referência na vida noturna da cidade.
"Eu não conseguia ver um negócio sem a possibilidade de crescer, de movimentar. Parar no tempo significava parar no mundo dos negócios”, explica Lilian, que diante de desafios, não hesitou em reformular suas casas, introduzindo novos conceitos e atrações para atrair o público e garantir o sucesso contínuo de seus empreendimentos.
Lilian explica que chegou a ter quase 600 funcionários distribuídos entre seus empreendimentos, mas precisou reduzir esse número após a pandemia. Contudo, a empresária afirma que conseguiu manter os negócios de pé e agora está prestes a inaugurar mais um empreendimento: "Kara a Kara Karaokê".
Filha de Nelson Gonçalves?
Quando Lilian tinha 10 anos, a mãe lhe contou que ela era filha do famoso Nelson Gonçalves. “Ela (Maria) deixou um bilhete: ‘Minha filha, você é a filha do cantor Nelson Gonçalves’”, contou Lilian.
Contudo, ela explica, que na época ela não sabia da fama do cantor e não deu importância para a revelação feita pela mãe. No entanto, quando a informação veio a público, muitos ficaram curiosos sobre sua história: “Ser filha de um artista naquela época era babado e confusão”, reflete.
Lilian conta que conheceu o pai, mas não teve muito relação com ele; “Eu segui minha vida, trabalhando, lutando, sendo bem sucedida e paralelamente sendo filha do Nelson Gonçalves”, completa.