O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) tarifas recíprocas sobre produtos de 180 países, incluindo uma taxa de 10% para o Brasil. No entanto, entre os alvos do "tarifaço" de Trump estão países e regiões pouco comuns. É o caso das Ilhas Heard e McDonald, localizadas no Oceano Antártico e inabitadas.
As informações são do correspondente em Londres, Felipe Kieling, para o Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. As Ilhas Heard e McDonald são povoadas apenas por focas e pinguins, mas mesmo assim foram alvo das tarifas dos EUA.
A justificativa do governo americano para taxar as ilhas foi de que se trata de um território australiano. A Austrália, no entanto, já está na lista das tarifas de 10% de Trump.
"Se olhamos a lista vemos países muito insignificantes mesmo assim as tarifas foram aplicadas. Há também países que não apareceram na lista como a Rússia e o governo respondeu que o país já muito sancionado pela guerra com a Ucrânia. A Ucrânia, por sua vez, está na lista. Belarus, Cuba e Coreia do Norte também não estão na lista e muita gente tem questionado os métodos adotados pela Casa Branca", disse Kieling.