Brasileiros precisarão pagar por uma autorização de viagem ao Reino Unido a partir desta quarta-feira (8). As informações são do correspondente em Londres, Felipe Kieling.
Turistas brasileiros ou aqueles que fizerem conexão no Reino Unido precisarão documento, que custa 10 libras esterlinas (R$ 76). A autorização passa a ser exigida para viajantes de mais de 40 países e, a partir de abril, valerá também para a União Europeia.
Para obter o documento, o viajante precisará preencher um formulário online com informações da viagens e foto do passaporte. O preenchimento demora em média 10 minutos e a autorização ou negativa pode levar até três dias úteis.
Mesmo com a autorização em mãos, o viajante precisará passar pela imigração. Residentes do país ou pessoas que tenham visto de longa duração não precisarão da autorização. Bebês e idosos também precisarão entrar com o pedido do formulário.
Uma vez aprovada, a autorização de viagem eletrônica (ETA, na sigla em inglês) valerá por dois anos e tem viagens ilimitadas dentro desse período.
O governo britânico afirma que a medida visa ter mais controle das fronteiras. Para críticos, a autorização provocará mais filas na imigração e pode afastar turistas.
Os Estados Unidos adotam uma medida parecida para entrada no país desde 2009.