A colunista Juliana Rosa participou do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, na manhã desta segunda-feira (24) e afirmou que há uma expectativa positiva para a economia brasileira neste segundo semestre.
Segundo Rosa, há dois aspectos que devem ser analisados para a sequência do ano no mundo econômico e político. Em relação aos indicadores, o entendimento é positivo pela queda na inflação registrada nos últimos meses.
Além da diminuição dos índices inflacionários, há um recuo na inadimplência, que deverá cair após a adesão da população ao programa Desenrola - que busca renegociar dívidas dos brasileiros que ganham até R$ 20 mil.
É esperado que o IPCA-15 - prévia da inflação - seja divulgado nesta semana. O resultado deve confirmar a tendência de inflação menor e alimentar as expectativas de queda de juros.
Nos dias 1º e 2 de agosto, acontecerá a reunião com o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Nela, já estarão presentes os dois diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A tendência é que o Bacen inicie um corte na política de juros.
Na política, "expectativa moderada"
"O Centrão toma espaço no governo Lula e as expectativas econômicas avaliam o quanto o Centrão pode trazer de positivo e negativo. É positivo moderado porque o Centrão pode evitar pautas que o eleitorado médio não quer."
Ainda segundo Juliana, pautas positivas que agradam o "brasileiro médio" tramitam no Congresso - como a reforma tributária e as reformas fiscais - e faz com que o sentimento geral seja positivo quanto o futuro econômico.