"Iniciamos preparação para que Belém deixe um legado", diz Helder Barbalho sobre a COP30

Governador do Pará está em Baku, no Azerbaijão, para a COP29; em novembro de 2025, Belém será a sede da COP30

Helder Barbalho
Foto: Agência Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, está participando da COP29, em Baku, no Azerbaijão. Ele afirmou, em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, que a capital Belém deixará um legado após a COP30.  

"Estamos vindo de duas COPs em petro-estados, que tem na sua economia combustíveis fósseis, e naturalmente defendem os lobbies de sua realidade local. Nós defendemos que o meio ambiente tenha soluções baseadas na natureza e nada mais forte e simbólico do que fazer com que a COP aconteça na floresta (...) Iniciamos a contagem regressiva, preparando Belém, trabalhando para que a cidade possa deixar um legado com obras estruturantes", disse Helder Barbalho.  

Para o governador do Pará, a capital "é o melhor ambiente para que possamos garantir compromissos ambientais, financiamento climático, metas ousadas e garantir que o meio ambiente seja tratado de forma correta".  

"O Brasil está habilitado para continuar forte no protagonismo de produção alimentar, mas reduzindo as emissões", completou Helder.  

A COP30 vai acontecer em novembro de 2025, em Belém. Entre os principais temas que serão discutidos estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas, o financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono, a preservação de florestas e biodiversidade, a justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

O governo espera um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da cúpula.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.