Incêndios na Califórnia: área total queimada equivale a 20 mil campos de futebol

Até o momento, cinco pessoas morreram; são cinco focos de incêndio ativos nesta quinta-feira (9), três deles estão fora de controle

Os incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos, já destruíram uma área equivalente a 20 mil campos de futebol. Mais de mil carros do Corpo de Bombeiros estão empenhados no combate às chamas, são mais de 7 mil bombeiros trabalhando nos locais com foco de incêndio. As informações são do correspondente nos Estados Unidos, Eduardo Barão, para o Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.  

Mais de 2 mil imóveis já foram destruídos desde o começo da semana e, até o momento, cinco pessoas morreram. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, enfrenta críticas em meio a relatos de que cortou US$ 17 milhões do orçamento do Corpo de Bombeiros no último verão.

Os bombeiros reclamam de falta de água, usam água de piscinas das casas para tentar apagar as chamas, mas os ventos fortes não ajudam no combate. Cerca de 340 mil pessoas estão sem energia elétrica. Nesta quinta-feira (9), as chamas chegaram até Hollywood Hills, nas proximidades do famoso letreiro nas montanhas. Neste momento, são cinco focos de incêndio ativos, três deles estão fora de controle.  

  • Palisades: localizada entre Malibu e Santa Monica. Chamas já queimaram mais de 6 mil hectares. O incêndio nessa localidade está fora de controle.
  • Eaton (Pasadena): Altadena tem casas queimadas e chamas destruíram 4 mil hectares. O incêndio no local não está contido.
  • Hirst: 346 hectares queimados e 10% contido.
  • Lidia: 140 hectares queimados e 40% contido.
  • Sunset em Hollywood Hills: ordens de remoção foram emitidas, com contenção zero das chamas.
  • Woodley: chamas queimaram 12 hectares. Nesse local, o fogo foi controlado.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de calamidade e determinou o envio de mais homens para combater o incêndio. Ele cancelou a viagem que faria para a Itália nesta quinta, a última que faria como presidente.  

A região de Palisades é conhecida por concentrar as mansões dos famosos. A socialite Paris Hilton, de 43 anos, foi uma das afetadas e teve a casa de praia em Malibu, na Califórnia, EUA, completamente destruída pelos incêndios que atingiram a região de Pacific Palisades. A informação foi divulgada pelo site de notícias americano TMZ, nesta quarta-feira (8).

Diversos incêndios florestais em Los Angeles saíram do controle e forçaram a retirada de mais de 80 mil moradores de suas casas. As previsões indicam que os focos devem piorar, alimentados por ventos de até 150 quilômetros por hora, prejudicando os esforços dos bombeiros para apagar o fogo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais