Idosos representam quase 40% das mortes por atropelamento em São Paulo

Números correspondem aos dados do novo portal do Detran-SP, num período de abrangência até abril deste ano; Governo ligou sinal de alerta e lançará campanha de proteção ao pedestre

Rádio Bandeirantes

Os idosos são as maiores vítimas em atropelamentos no Estado de São Paulo. O dado é do Infosiga, novo portal do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito do Detran-SP, que estreou nesta quinta-feira (16).

Segundo a repórter Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes, dos 402 pedestres que perderam a vida entre janeiro e abril, 120 tinham mais de 60 anos. Isso representa uma alta de quase 40% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando houve 83 óbitos. O alto número de ocorrências é preocupante - especialistas alertam que o risco de um idoso não sobreviver a um atropelamento é 3 vezes maior do que entre os mais jovens.  

Mariana Novaski, Coordenadora de dados de trânsito do Infosiga, explicou que as chances de sobrevivência não são altas em condições normais para atropelamentos em geral. No caso dos idosos, as chances são ainda menores. "Atropelamento é um sinistro muito agressivo. A chance de sobrevivência, principalmente se tiver associado a velocidade, se estiver numa velocidade de 50 KM/h, a chance de sobrevivência é muito pequena. Um atropelamento a 60 KM/h a chance de sobrevivência é de 2%. Isso para qualquer idade. Então, se você pega uma pessoa que tem um pouco mais de fragilidade no corpo, você tem uma probabilidade muito menor de sobrevivência", pontuou.

Alta nas mortes em acidentes

Dados do Infosiga indicam elevação também no total de mortos no trânsito até abril. Foram 1.878 vítimas, o que dá uma média de 15 óbitos por dia - 20% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte dos óbitos foram de motociclistas, seguidos por pedestres.

Para tentar reduzir o número de vítimas está em andamento a campanha Maio Amarelo, com foco no Estado de São Paulo para a proteção dos pedestres.

Mais notícias

Carregar mais