O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, analisou durante a manhã desta quarta-feira (4) a nota conjunta emitida entre Brasil e Colômbia, onde os países manifestam preocupação com a decisão de Maduro de ordenar a prisão de Edmundo González.
"Esta medida judicial afeta gravemente os compromissos assumidos pelo Governo venezuelano em seu compromisso com o fortalecimento da democracia", informa o texto divulgado na última terça-feira (03).
No início da semana, a Justiça venezuelana aceitou um pedido de prisão do Ministério Público local contra o candidato da oposição de Nicolás Maduro.
Os crimes supostamente cometidos são de usurpação de funções da autoridade eleitoral, falsificação de documentos oficiais, incitação de atividades ilegais, sabotagem de sistemas e associação criminosa.
Na última semana, em entrevista a uma rádio do Paraná, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que não reconhece a vitória de Maduro enquanto as atas eleitorais não forem divulgadas.
"Não haverá atas. E como faz? O presidente do Brasil irá honrar a sua palavra e denunciar a fraude eleitoral que se verificou na Venezuela, ou vai continuar passando pano e passando vergonha nesse autêntico 'abraço de afogados' que ele aplica no ditador Maduro?", declarou Humberto.