O colunista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes, analisou durante a manhã desta segunda-feira (2) a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender o funcionamento do X (antigo Twitter) no Brasil após seu dono, o bilionário Elon Musk, descumprir ordens judiciais.
Na última sexta-feira, encerrou -se o prazo determinado pelo magistrado para que Musk designasse um representante legal para a plataforma no país. A ação é questão fundamental para o funcionamento de uma empresa estrangeira no Brasil e encontra-se descrita no Marco Civil da Internet.
Caso não houvesse manifestação por parte da rede, o funcionamento seria suspenso. Musk ignorou a ordem judicial e o X parou de funcionar em terras brasileiras nos últimos dias.
Segundo Humberto, é improvável que surja qualquer divergência em relação ao ministro Alexandre de Moraes, ainda que a decisão coloque o Brasil na "Idade da Pedra" no que diz respeito às liberdades.
"Alguns ministros que ousaram divergir [de Moraes], tomaram uma borduada pública. O grande prejudicado não é Elon Musk, é a população brasileira, e muita gente que se dava bem ou que tinha um número elevado de seguidores", analisou.