Hospital Municipal da Bela Vista, em São Paulo, é interditado pela Vigilância Sanitária

À Rádio Bandeirantes, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o hospital que está sob responsabilidade da Associação Filantrópica Nova Esperança e vai suspender o contrato de locação

Por Ana Paula Rodrigues

O Hospital Municipal da Bela Vista, na região da avenida Paulista, foi interditado pela Vigilância Sanitária do estado de São Paulo na tarde desta quinta-feira (31). A unidade de saúde não está fazendo novos atendimentos nesta sexta. O motivo da interdição, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é por problemas estruturais.

Os pacientes que estão internados na unidade permanecerão no local. O hospital foi construído durante a pandemia, em 2020. Nos últimos anos, o Hospital Municipal da Bela Vista se tornou referência nas internações de moradores de rua e usuários de drogas da região da Cracolândia, no Centro de São Paulo.

Em uma investigação do Ministério Público sobre denúncias de internações compulsórias foi descoberto que o hospital da Bela Vista estava operando sem autorização da Vigilância Sanitária para funcionamento.

À Rádio Bandeirantes, a Secretaria Municipal de Saúde informou que não administra o hospital da Bela Vista, que está sob responsabilidade da Associação Filantrópica Nova Esperança. A secretaria diz que há meses cobrava melhorias na estrutura, mas a associação não atendeu os pedidos.

Com a interdição, o órgão diz que vai suspender o contrato de locação com a associação, buscar alternativas para gestão do local e reabrir a unidade.

O Hospital Municipal da Bela Vista é o segundo a ser interditado nos últimos meses. Em novembro, o Hospital Municipal Brigadeiro foi interditado pela Vigilância Sanitária devido a irregularidades como a falta de licença para funcionamento e de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.  

Foram encontrados ainda problemas em setores como almoxarifado, UTI e unidades de internação, segundo o Ministério Público.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais