Grades na Cracolândia darão segurança aos agentes, diz secretário da prefeitura

Assistentes sociais e agentes de saúde relataram dificuldades na aproximação dos usuários; gradil ocupa um terço da rua dos Protestantes

Da redação

O governo de São Paulo e a prefeitura instalaram grades na rua dos Protestantes, na região central de São Paulo, onde se concentram os usuários de drogas da Cracolândia. A instalação aconteceu nesta terça-feira (18) e ocupa um terço da rua.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o secretário-executivo de Projetos Estratégicos da prefeitura de São Paulo, Edsom Ortega, afirmou que a instalação do gradil acontece em parceria com o governo do Estado e oferecerá mais segurança para a atuação dos agentes de saúde e assistência social que não conseguem entrar no fluxo de usuários.  

"Ouvindo os agentes de saúde no local, eles apontaram que para se aproximarem de parte das pessoas que estão na cena de uso é preciso segurança. Até porque parte dessas pessoas não saem do meio do fluxo para nada. É preciso que os agentes tenham condições de se aproximar melhor e abordar essas pessoas com ofertas de tratamento e acolhimento para tirá-los do estado em que estão", disse Ortega ao Manhã Bandeirantes.  

Segundo o secretário-executivo do município, a rua não está completamente cercada e a instalação do gradil ocupa um terço da Protestantes. Parte dos usuários de drogas também tem se concentrado em um terreno vazio localizado na rua.  

A intenção da prefeitura de São Paulo com a instalação do gradil é que os usuários possam ser atendidos pelos agentes de saúde e assistentes sociais e optem pela saída do local a partir da oferta de tratamentos.

"Estamos trabalhando para que a saída seja pela via da saúde e assistência social na oferta de alternativas de acolhimento. Vai depender da singularidade de cada parte. Tem outra parte saindo pela via da segurança pública e os casos pertinentes vão para prisão", disse o secretário.  

Segundo dados fornecidos pelo secretário, 62% das pessoas que estão na Cracolândia são oriundas do sistema penitenciário.  

Durante a noite, o número de usuários de drogas na região chega a 800 – durante o dia cerca de 300 pessoas ficam na rua dos Protestantes

O gradil de ferro permite a circulação, entrada e saída dos dependentes químicos e, segundo a prefeitura, também vai facilitar a chegada de famílias que buscam por parentes na Cracolândia. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.