Governo de SP transfere 161 presos após rebelião em Franco da Rocha

Motim foi controlado cerca de três horas após o início no último sábado (20); Cinco detentos ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais da região

Por Maju Arruda Leite

O governo de São Paulo transferiu 161 presos da penitenciária de Franco da Rocha para o interior do Estado após uma rebelião no fim de semana.

Os detentos transferidos fizeram parte do motim do último sábado (20). A rebelião começou após os presos colocarem fogo em colchões.

Os agentes penitenciários conseguiram controlar a situação cerca de três horas após o início. Cinco detentos ficaram feridos e foram encaminhados a hospitais da região.

A penitenciária de Franco da Rocha tem capacidade para 914 detentos, mas abriga o dobro. São 1.926 presos em regime fechado. 

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) diz que ainda apura os motivos da rebelião do último sábado.

Ao todo, no estado, são 200 mil presos. São 76% em regime fechado e 23% em regime semiaberto.

O tráfico de drogas representa 37% das prisões, 73 mil detentos foram presos por esse crime. Outros 24% por roubo, 11% por furto e 8% por homicídio.  

Cerca de 28% dos presos no estado de São Paulo têm entre 35 a 45 anos, 21% pertencem a faixa de 25 a 29 anos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.