O governo de São Paulo dá mais um passo para a construção do túnel Santos-Guarujá e publica a lei que autoriza a contratação da parceria público-privada do projeto.
O decreto publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado abre caminho para a abertura de concorrência para a construção, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do túnel.
A obra terá 86% de aporte do poder público e o restante de participação privada. O projeto está na fase de audiências públicas para que, no futuro, seja publicado o edital de concessão.
O túnel terá 870 metros de extensão e será construído a 21 metros de profundidade. Além da passagem de veículos, será feita uma área de circulação para ciclistas e pedestres.
O túnel Santos-Guarujá tem custo estimado de quase R$ 6 bilhões e deve reduzir a travessia entre as duas cidades para cinco minutos.
Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 quilômetros de rodovia por 21 mil veículos todos os dias e mais de 14 mil ciclistas e pedestres.