Governo de SP lança programa de transporte de órgãos com uso de aeronaves privadas

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), iniciativa não vai gerar custos ao governo do estado e deve dar agilidade na logística de captação de órgãos

Por Maira Di Giaimo

O governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (9) um programa para transporte aéreo gratuito de órgãos. O TransplantAR Aviação Solidária utilizará aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes.

A iniciativa visa dar agilidade na logística de captação de órgãos. O programa, que é um parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), não vai gerar custos ao governo do estado.  

O IBA ficará responsável por selecionar as aeronaves privadas e solicitar o uso para transporte dos órgãos. Poderão participar de forma voluntária os proprietários de helicópteros, turboélices e jatos particulares autorizados pela Agência Nacional de Avição Civil.  

Órgãos como coração e pulmão precisam ser transplantados em até 4 horas. Francisco Lyra, presidente do IBA, destacou a importância da iniciativa. "Temos um desperdício de 20 a 30% dos órgãos doados e não temos meio de buscá-los", disse.  

Segundo ele, as empresas áreas transportaram 5.800 órgãos. Apenas no estado de São Paulo cerca de 23 mil pessoas aguardam um transplante de órgãos ou tecidos. 

Entre 2013 e 2023, em média 2,5% dos órgãos (coração, pulmão e fígado) não foram realizados por dificuldades no transporte.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.