Governo de SP anuncia projeto para construção de terceira pista na Rodovia Imigrantes

Objetivo é desafogar o trânsito sentido litoral e facilitar a rodagem de veículos pesados; pelo projeto, nova pista terá 21,5 quilômetros de extensão

Da redação

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) o projeto para a construção da terceira pista na Rodovia dos Imigrantes, uma das principais vias para o litoral de estado. O projeto prevê uma nova pista no trecho de serra com 21,5 quilômetros de extensão, compostos prioritariamente por túneis, que somam 17 quilômetros (80% de todo trajeto), além de 4 quilômetros de viadutos.  

Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão e, quando concluído, será a maior estrutura desse tipo no Brasil. A nova pista terá duas faixas de rolamento e um acostamento com possibilidade de ser revertido em faixa de tráfego.

Em entrevista ao Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, afirmou que o projeto vai desafogar o tráfego e facilitar a rodagem de caminhões.  

"O mais legal desse projeto é quem vai para Santos ou Litoral Sul pode descer pela atual pista da imigrantes, para São Vicente. Quem vai para Bertioga, Guarujá ou Litoral Norte vai descer pela outra pista. E lógico que estamos falando de caminhão também. O Porto de Santos está batendo recorde atrás de recorde. Tem investimento em ferroria, mas se não melhorarmos a capacidade logística do estado não vamos conseguir atender esse Porto", disse Benini.  

Como a pista será estruturada

A estrutura terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), o que permitirá o acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021).  

Já na Baixada, a conexão será no quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão. Além disso, permitirá acesso ágil às Margens Direita e Esquerda do Porto de Santos.  

A capacidade do Sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 25% no total e em 145% para descida dos veículos pesados. Segundo o governo, o projeto vai atender a demanda de tráfego existente, mas também necessidades futuras de aumento de fluxo na rodovia.

Pista mais segura  

Pelo projeto, a pista terá inclinação média de 4%, possibilitando o tráfego seguro de veículos pesados.  

A terceira pista também contará com túneis paralelos de emergência considerando os diversos cenários de tráfego, a pista poderá também ser revertida para operar no sentido da capital. P

Para reduzir os impactos ambientais, a construção prevê a utilização de estradas de serviço já existentes e poucos pontos de entrada de frentes de obras.

A escolha dos pontos de conexão – no trecho de Planalto e na Baixada Santista – e do traçado da pista levou em consideração parâmetros adotados nos maiores projetos de infraestrutura do país.

O projeto de ampliação do Sistema Anchieta-Imigrantes é uma parceria com a concessionária Ecovias. Agora, a concessionária trabalha na elaboração do projeto funcional. Na sequência, serão produzidos os projetos básico e executivo, que trarão as diretrizes para a realização da obra, como características precisas e indicação de técnicas de construção das estruturas, o prazo para a execução das obras e o custo total do empreendimento.  

Em paralelo, há o processo de licenciamento ambiental. A previsão é que esta etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais