Governo de São Paulo autoriza licitação para concessão de linhas da CPTM ao setor privado

Expectativa do governo é que a parceria público-privada tenha investimento de mais de R$ 13 bilhões ao longo de 25 anos

Por Ana Paula Rodrigues

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autorizou o início do processo de licitação visando a transferência da operação e administração das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a iniciativa privada.

As datas para o leilão único das linhas, que deve ocorrer em 2025, ainda não foram definidas. O decreto foi publicado no dia 14 de novembro e agora o o texto do edital é elaborado.  

O Expresso Aeroporto, que vai conectar a Linha 13-Jade aos terminais de Cumbica, também está no pacote da concessão. A expectativa do governo paulista é que a parceria público-privada tenha investimento de mais de R$ 13 bilhões ao longo de 25 anos de concessão.  

A empresa vencedora vai assumir a gestão das linhas, que hoje é responsabilidade da CPTM, e deve fazer melhorias como aumento de linhas, novas estações e reformas em paradas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.