Governo de São Paulo anuncia criação de "lixômetro" no rio Pinheiros; entenda

Painel vai mostrar volume de resíduos retirados do principal afluente do rio Tietê; mais de 21 mil toneladas de lixo foram coletadas do local de janeiro a agosto

Por Maira Di Giaimo

O governo de São Paulo anunciou a criação de um painel, que ficará às margens do rio Pinheiros, para informar a quantidade de resíduos retirada de um dos principais afluentes do rio Tietê.  

O "lixômetro" vai informar a quantidade de lixo retirado semanalmente. Mais de 21 mil toneladas de lixo foram coletadas de janeiro a agosto desse ano. A inauguração do painel com as informações acontece no dia 22.  

A secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, afirmou em entrevista ao Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, que a ideia visa aproximar a população da conscientização ambiental, além de fornecer dados sobre os trabalhos realizados para a despoluição do rio.

"Temos feito ações de conscientização. Só de lixo, no ano passado, retiramos mais de 35 mil toneladas. Se a gente contar em dinheiro público são R$ 100 milhões. Então queremos chamar a sociedade para participar. É um eixo forte a conscientização ambiental na secretaria", disse Natália.  

Segundo a secretária, até 2029 é esperada "uma melhoria substancial" no rio Pinheiros com a continuidade dos trabalhos de desassoreamento e esgotamento sanitário.  

No primeiro ano de execução do programa Integra Tietê do governo do estado, que visa a despoluição do rio Tietê e seus afluentes, o Pinheiros ganhou destaque graças ao investimento na aceleração do desassoreamento, na retirada de lixo e contenção das margens. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.