Governo anuncia pacote para combater desmatamento na Amazônia

Da Redação

Amazônia
Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal anuncia um pacote de medidas para combater o desmatamento ilegal na Amazônia - a meta é eliminar o problema até 2030.

Duas medidas se destacam: o embargo de metade das áreas desmatadas dentro de unidades de conservação federais com base no monitoramento por satélite. E o desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade dos produtos agropecuários e minerais que saem da Amazônia para conter o financiamento de práticas ilegais.

O presidente lembrou dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, na Amazônia, que completaram um ano. Amigos e parentes das vítimas fizeram uma manifestação no Rio de Janeiro para marcar a data.

Ontem, Lula vetou o trecho da pedida provisória que mudava o combate ao desmatamento no bioma da Mata Atlântica. Agora, caberá ao Congresso dar a palavra final, mantendo ou derrubando o veto presidencial.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.