Governo anuncia envio de R$ 200 milhões para combater a seca no Amazonas

Da Redação

Seca no Amazonas
Divulgação Santo Antônio Energia

O governo federal anuncia o envio de mais de 200 milhões de reais para combater os impactos da seca no Amazonas. Ontem, a ministra da Saúde esteve em um encontro na Superintendência da Zona Franca de Manaus.

Nísia Trindade detalhou que o dinheiro será distribuído entre os 59 municípios do estado. Além de auxílio financeiro, o governo enviou 3 mil brigadistas para ajudar a controlar os incêndios.

Agentes da Polícia Federal também estão trabalhando para coibir queimadas criminosas. A pior seca no Amazonas em 120 anos fez o Rio Negro atingir o nível mais baixo já registrado. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia apontam que o curso d'água chegou ao patamar de 13 metros e 59 centímetros.

O prefeito de Manaus afirma que os rios que abastecem o estado só deverão retomar o nível anterior à estiagem em junho do ano que vem. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, David Almeida disse que a seca comprometeu o abastecimento de insumos e encurtou o ano letivo da capital amazonense.

A seca histórica no estado ocorre dois anos após a maior cheia desde 1902, quando começaram os registros de nível do Rio Negro. Manaus teve chuva durante o feriado, o que ajudou a melhorar a qualidade do ar na cidade.

Com o acumulado dos últimos dias, o Rio Solimões subiu 20 centímetros - mesmo assim, permanece em estado crítico.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.