Após uma explosão de casos durante a pandemia, o furto de cabos e equipamentos de semáforos começa a cair em São Paulo. Um levantamento obtido em primeira mão pela Rádio Bandeirantes aponta para uma queda de 43% na comparação de 2024 com 2023.
De janeiro a agosto deste ano, foram 2.714 furtos ou roubos desses equipamentos. Em 2023, as ocorrências passaram de 3.800, no mesmo período. Em 2019, a média de semáforos furtados era de 1.900 equipamentos.
Um vídeo obtido pela reportagem mostra um caso recente: um homem estaciona um carro branco no canto direito da rua 13 de Maio, no centro de São Paulo, coloca uma escada e retira o no break do semáforo, equipamento usado para manter o funcionamento no caso de falta de energia.
Em resposta sobre o que pode ter levado a essa redução de casos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que a Ilumina SP, concessionária que assumiu a gestão dos semáforos da capital, adotou medidas para reduzir a atratividade desses equipamentos, como a troca de ligas de cobre dos fios por alumínio, que tem menos valor comercial.