"Fluxo" na via principal da Cracolândia registra redução; moradores relatam novas concentrações

Número médio de dependentes químicos na Rua dos Protestantes caiu de 511 usuários em dezembro de 2023 para 144 em dezembro de 2024

Por Maju Arruda Leite

O “fluxo” da Cracolândia, aglomeração de dependentes químicos no Centro de São Paulo diminuiu na Rua dos Protestantes, local principal de concentração, mas se espalhou para outros locais do bairro dos Campos Elíseos. 

O número de dependentes químicos na Rua dos Protestantes caiu de uma média 511 usuários em dezembro de 2023 para 144 em dezembro de 2024, segundo o monitoramento da Prefeitura de São Paulo. 

A medição é feita utilizando drones, que verificam o número de pessoas no local de manhã e de tarde. 

Apesar disso, os moradores da região relatam novas concentrações em outros pontos, como na esquina da Avenida Rio Branco com a rua General Osório, um dos polos comerciais da região. 

Segundo moradores da região, o “fluxo” fica se movimentando pelas ruas dos bairros. Segundo a Prefeitura, essa movimentação ocorre por causa das operações de limpeza que ocorrem duas vezes por dia na Rua dos Protestantes. 

Questionado sobre a situação, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), preferiu destacar a redução de dependentes na região.

“De fato concreto é que diminuiu muito o número de pessoas da cena aberta. E vai continuar diminuindo, porque todos os dias eu, o Tarcisio [de Freitas, governador de São Paulo], o secretário de segurança do município, o vice-prefeito, a gente vai todo o dia trabalhar junto da ciência social para diminuir a presença daquelas pessoas até resolver”, afirmou Nunes. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais