Filme “Marte Um” é escolhido para representar Brasil no Oscar 2023

Longa mineiro conta história de garoto periférico que sonha em chegar ao planeta vermelho

Luiz Felipe Nunes

Filme Marte 1 é o escolhido para representar Brasil no Oscar 2023
Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema anunciou hoje (5) a escolha do filme “Marte Um” como o candidato para a categoria “Melhor Filme Internacional” do Oscar 2023.

De acordo com a presidente da comissão, Bárbara Cariry, “a escolha de ‘Marte Um’ para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri.”

O longa mineiro, produzido pela Filmes de Plástico e pelo Canal Brasil, aborda o drama de um garoto periférico que sonha em se tornar astrofísico e participar da exploração de Marte, em 2030.

Segundo Cariry, "o filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e poli´ticas. ‘Marte Um’ sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do pai´s".

O filme, roteirizado e dirigido pelo mineiro Gabriel Martins, estreou no festival de Sundance (EUA) e recebeu 4 prêmios no Festival de Gramado.

A lista final de indicados ao Oscar será divulgada apenas em 24 de janeiro de 2023. A premiação ocorre em 12 de março do mesmo ano.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.