O colunista Fernando Schüler, da Rádio Bandeirantes, analisou o primeiro dia de provas do Enem, que ocorreu neste último domingo (3). Para o analista, a prova não deveria ter alinhamento ideológico, o que tira a liberdade crítica dos milhões de alunos que prestam o exame.
"Sobre a prova em si, até li a prova e as áreas mais técnicas e opinativas do exame. É uma prova marcada por essa ênfase identitária, que é uma espécie de padrão no ensino, acho equivocado, não acho esse o melhor caminho", disse Schüler.
Para o analista, a prova, que é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, influencia o que é ensinado no Ensino Médio. Na visão de Schüler, as questões identitárias da prova neste ano mostram que alunos são treinados a terem uma narrativa e não para ter um "espírito crítico, uma opinião com autonomia".
"É até contraditório, porque na lógica geral a retórica é que 'não, temos que ter alunos com espírito crítico, alunos com autonomia', mas eventualmente se o aluno discordar da narrativa formal, predominante, ele tem menos chance, então ele se adapta", citou Schüler.
Na visão de Schüler, o Enem deve ser revisado. "Sobre a prova, acho cansativo, o Ministério da Educação deveria repensar isso, que não publicasse uma prova com alinhamento ideológico", pontuou.