Muitos moradores e turistas nesta temporada de verão reclamam da falta de água nas praias do litoral de São Paulo. Mas, segundo a superintendente da Sabesp na região e Vale do Ribeira, em São Paulo, Olívia Mendonça, os problemas são pontuais e já eram previstos pela companhia.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Mendonça afirmou que havia já a expectativa de um consumo de água acima da média, presença de chuvas e uma projeção de número expressivo de turistas nesta temporada. "Tudo o que ocorreu foram situações pontuais e já resolvidas, sem comprometimento de abastecimento", afirmou
A superintendente pontuou que as chuvas fortes em regiões em que a água é captada para o abastecimento da região antes do Réveillon também afetou o serviço. "O manancial onde a água é captada, quando chove forte, arrasta galhos, lama, que obstrui parte da passagem da água captada para esse tratamento", pontuou.
Segundo Mendonça, quem mais sente os efeitos são moradores de imóveis que não têm caixa d'água interna. "Elas são obrigatórias por lei, para resguardar o abastecimento enquanto há uma manutenção", indicou.
A superintendente citou que as situações, por serem previsíveis, mobilizaram a Sabesp a contratar 170 novos funcionários para reforço da equipe. Em algumas residências, a pressão da água não é suficiente e, por isso, Mendonça indica abrir uma reclamação na Sabesp, que a empresa pode encaminhar um caminhão-pipa até que o sistema se reestabeleça.
Sabesp
Reprodução/Sabesp